O BIOMA MATA ATLÂNTICA

Mapa da Fundação SOS Mata Atlântica e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE - mostra a importância da proteção dos remanescentes florestais da Mata Atlântica.

Em 1500, quando os primeiros europeus chegaram ao Brasil, a Mata Atlântica cobria 15% do território brasileiro, área equivalente a 1.306.421 Km². Atualmente está reduzida a 7,84%, cerca de 102.000 Km² de sua cobertura florestal original.
É o segundo ecossistema mais ameaçado de extinção do mundo, perdendo apenas para as quase extintas florestas de Madagascar na costa da África.

* Os remanescentes mantém nascentes e fontes, regulando o fluxo dos mananciais e comunidades do interior.

* A Mata Atlântica ajuda a regular o clima, a temperatura, a umidade e as chuvas, proporcionando qualidade de vida para 70% da população brasileira.

* Abriga mais de 20 mil espécies de plantas, das quais 50% são endêmicas, ou seja, espécies que não existem em nenhum outro lugar do mundo. É a floresta mais rica do mundo em árvores por unidade de área, com 454 espécies diferentes por hectare no sul da Bahia.

* A Mata Atlântica assegura a fertilidade do solo, protege escarpas de serras e encostas de morros.

* Abriga 1,6 milhão de espécies animais, incluindo insetos:
261 espécies de mamíferos (sendo 73 endêmicas);
620 espécies de pássaros (sendo 160 endêmicas);
260 espécies de afíbios (sendo 128 endêmicas).

* Comparada com a Floresta Amazônica a Mata Atlântica apresenta, proporcionalmente, maior diversidade biológica. No caso dos mamíferos, por exemplo, estão catalogados 218 espécies na Mata Atlântica contra 353 na Amazônia, apesar desta ser quatro vezes maior do que a área original da primeira.

* Mais de 130 milhões de brasileiros vivem no domínio da Mata Atlântica.

Rio na divisa da propriedade com ambiente preservado.