Cachoeira na divisa do terreno impressiona pela sua beleza.
Linda área preservada de Mata Atlântica com ricos atributos naturais paisagísticos, magnífica cachoeira com dezenas de metros de quedas, nascentes de águas cristalinas, fauna e flora das mais diversificadas e uma ótima condutividade florestal, ainda muito bem preservada no seu relevo acidentado. Suas diversas nascentes de águas cristalinas deságuam no rio Caldas do Norte, afluente do rio Cubatão do Sul, que abastece toda a Grande Florianópolis. Tem ao sul a proximidade do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e seus mais de 90 mil hectares protegidos, formando um mosaico de ecossistemas e corredores ecológicos da maior importância para a manutenção da diversidade biológica.
Área total de 27,7 hectares, sendo 20 de RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) que faz parte do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação) em caráter perpétuo e averbado em cartório de Registro de Imóveis.
Localizada nos municípios de São Pedro de Alcântara e Águas Mornas, em Santa Catarina, distante menos de 50 km da capital Florianópolis. Altitude média de 450 metros do nível do mar.
Inserida no segundo mais ameaçado bioma do planeta, a Mata Atlântica, a Reserva possui uma diversidade biológica impressionante, com sua Floresta Ombrófila Densa Montana, rica em Canelas, Perobas, Figueiras, Sassafrás, Ingás e Palmitos, além de centenas de espécies de orquídeas, bromélias, samambaias, xaxins, liliáceas e outras. Já na fauna destaca-se os guaxinins, quatis, tatus, gambás, cuícas, ouriços, esquilos, jaguatiricas, pumas, lontras, iraras e outros. Além de uma variedade de pássaros, como os tucanos, pica-paus, arapongas, tangarás-dançador, saíras, cais-cais, gralhas, tecelões, sabiás, jacus e macucos. E ainda répteis e insetos que são um espetáculo à parte.
É a primeira RPPN de Santa Catarina e a quinta da Mata Atlântica em ter seu Plano de Manejo aprovado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
Uma das duas lagoas com água corrente e extremamente limpa.
Possui luz elétrica com transformador exclusivo de 12 KV da CELESC e nenhuma edificação. A estrada de acesso é uma verdadeira trilha ecológica e termina na propriedade. Há duas áreas preparadas para futuras construções. Duas lagoas de águas cristalinas. Várias trilhas antigas em meio à floresta. Um grande e antigo bananal com mais de um século.
A RPPN recebeu o título de Utilidade Pública da cidade de São Pedro de Alcântara (Lei Municipal nº 508 de 21 de outubro de 2008).